E assim acaba o sonho! | De Mãe para Mãe

E assim acaba o sonho!

Responda
7 mensagens
Margarida D. -
Offline
Desde 18 Set 2024

Olá meninas,

Inscrevi-me pela primeira vez neste fórum no início de 2020, a tentar engravidar desde 2019, sem sucesso.

Aqui partilhei dores, dúvidas e muitas experiências convosco, aprendi imenso! Passado algum tempo saí, mas o mês passado resolvi voltar.

Em 2021 inscrevemo-nos na MAC e depois de vários emails para cá e para lá, sempre a adiarem o processo, desistimos e fomos para o privado, para a clínica Alberto Barros no Porto.

Um primeiro, e longo, processo de FIV de onde resultaram dois embriões D3 com boa qualidade, passadas umas semanas, o balde de água fria, uma gravidez química, dinheiro para o lixo e, embora fossem todos muito simpáticos, nunca me deram uma explicação para a falha de implantação. Tinha 20kgs a mais do que tenho hoje, e o médico disse "não sabemos o que se passou, mas tente emagrecer!"

Vários médicos, exames e nada...até que pela primeira vez em 39 anos de vida, ouço falar de adenomiose difusa, pela boca de um médico no privado.
Foi um choque, embora sem grande confirmação.

O mesmo médico sugeriu que se partisse para novo tratamento, que falasse da doença, para poderem decidir um protocolo agonista (pílula, indução de menopausa, etc)

Na MAC, voltam a chamar-nos, agora já só em Agosto de 2024, porque estou à beira dos 40 e perdi muito peso.
Falei na adenomiose sempre que pude, mas não foi seguido o protocolo diferente, não sei porquê, mas a médica não sou eu.

Mais um processo doloroso, desta feita com ICSI, e a transferência custou muito, nada a ver com a primeira, sangrei e foi extremamente desconfortável.
Transferiram dois, com qualidade boa (não óptima), mas foi o melhor que conseguiram.
Zero embriões viáveis para congelar.

Hoje, no final do processo ligam-me para dizer literalmente que as notícias são más, o resultado foi tão baixo que nem preciso repetir em 48h, e que termina aqui a minha chance.

Próximos passos?

Não sei.

Escrevo isto e sinto-me vazia, olho à volta e as minhas amigas estão (a maioria) já com 2 ou 3 filhos no colo, e só vejo gente conhecida a engravidar.

Uma pessoa sente sempre que o universo não distribuiu bem as coisas, porquê eu? Porquê nós?

Estou mesmo perdida, de todas vocês que já passaram por isto, o que acham que devo fazer?

Ver a qualidade do meu endométrio? Embolização? Acupuntura?

Infelizmente e face ao valor dos tratamentos, termos feito um já foi o suficiente para nos causar transtorno, e não vejo que possamos fazer isto outra vez, pelo menos nos próximos tempos. E o relógio não pára.
Vão ser uns 40 muito amargos, sem dúvida.

Hoje, preciso de colo...

Margarida D. -
Offline
Desde 18 Set 2024

E se alguém souber de algum médico especialista nesta temática de adenomiose, por favor indique!

obrigada

AppleCinnamon -
Offline
Desde 28 Fev 2019

Margarida um abraço muito apertado. Especialistas na temática há muitos. Consegui o meu filho com uma transferência feita após indução de menopausa. Hoje em dia vou aos especialistas para tentar que a doença não progrida muito, mas sendo sincera tenho me desiludido com alguns.... às vezes até com os mais 'na moda'.
Não há muito a dizer nesta altura, apenas que se tem 40, no privado ainda tem mais uns 9 anos de possibilidades, mesmo que não sejam para hoje, ou para amanhã....o sonho só acaba quando efetivamente tiver que acabar, mas ainda há esperança!
Não sei em que clinica fez tratamento no privado, mas pode sempre pedir segundas opiniões. Há clinicas que o fazem gratuitamente, outras com o preço aceitável de uma consulta.
Esse médico de que vala não lhe pode recomendar uma clinica?
Há exames que pode fazer como o kir (se não me falha a memória), mas que servem para ver se além da adenomiose há mais algum motivo para as falhas de implantação.
Além disso se precisar adiar o tratamento no privado, o tempo não pára, mas há a doação de gametas, que além de resolver o problema da idade, pode ajudar no que toca à qualidade dos embriões (podem ter uma boa avaliação, mas geneticamente não estarem assim tão 'bons')....
Quero com isto tudo apenas dizer-lhe que por pior que seja o cenário hoje, as hipóteses são muitas e o sonho ainda pode ser realizado. Um abraço e força...as nuvens negras hão de dar lugar ao sol Sorriso

Diagnóstico de Infertilidade - +/- 2014
Diagnóstico de adenomiose e endometriose - 2019
FIV/ICSI - Junho 2019 sem transferência
TEC - Outubro 2019 - beta 564 🙏🤞🍀

Adelia_Silva -
Offline
Desde 09 Nov 2023

Olá
Queria deixar uma mensagem de carinho, um abraço apertado.
Cada negativo é um murro no estômago. Lembro-me muito bem do meu primeiro negativo, acho que nunca chorei tanto na vida. Uma pessoa fica com tanta esperança e depois é um banho de água gelada.
Eu fui diagnosticada com endometriose aos 39 anos, no inicio da pandemia. por causa disso, demorou mais tempo a ser operada. Tinha um quisto de 5cm num dos ovários e ao retirar, acabou que comprometer esse ovário.
Quando avancei para consulta de infertilidade já tinha 41 anos. Deram-me a probabilidade de 5/7% engravidar com os óvulos e sugeriram ovodoação. Fiquei para morrer e passei um ano a tentar fazer o luto. Também pensei que o meu sonho tinha acabado ali.
Mas a vontade era mais forte que eu passei um ano com depressão, com árias crises de compulsão alimentar, até que o meu cerebro percebeu que eu não conseguia aceitar que a esperança tinha morrido.
Então resolvi fazer uma derradeira tentativa. Preparei-me financeiramente e resolvi levar a esperança até onde pudesse.
Fiz 2 rondas de FIV e sempre negativo. Um ovário tinha óvulos mas o outro não, então o resultado era sempre poucos embriões: 2 na primeira ronda e 1 na segunda.
Resolvi então partir para ovodoação. Tinha 43 anos. Tivemos 1 embrião e foi o que bastou.
Às vezes pode ser o endométrio, às vezes pode ser a doença, às vezes é tão somente a qualidade do embrião. Ter embriões de optima qualidade não significa que sejam bons, ou seja, podem estar "vazios" ou ter alguma mutação genética. E com o avançar da idade, isso tem alta probabilidade de acontecer.
No meu caso, foi mesmo isso, a qualidade dos meus óvulos.
Quem sabe se no seu caso também não será o mesmo.

Mag_M -
Offline
Desde 13 Jul 2018

Margarida, um abraço muito grande pois todas aqui conhecemos a dor do negativo e a sensação de fim. O meu filho já tem 5 anos e eu continuo a frequentar este fórum porque gosto de ler as histórias e apoiar no que conseguir.
.
Eu tentei durante bem mais de uma década, com muitas coisas pelo meio. Durante esses longos anos muitas vezes me drsesperei, zanguei, chorei, irritei, morri e renasci. A vontade continuava.
Ao contrário de algumas users eu não tinha questões com a ovodoação.... mas queria adoptar, e achava que um processo e o outro eram incompatíveis. Acontece que a adopção nunca se efectivou.... e passados alguns anos parto então para a OD. A melhor escolha que fiz!
.
Não sei qual o percurso que irão escolher e meste momento certamente ainda é tempo de luto e não de avançar. Mas queria dizer que a vida dá mais voltas do que a nossa cabeça imagina.
Mais um abraço.

unicorn -
Offline
Desde 04 Ago 2024

Olá Margarida,

Mando-lhe um abraço e muita força.

Quanto à adenomiose, recomendo lhe que marque consulta asap para um ginecologista especialista consoante o privado da sua escolha:

Por ex:

Na Luz, Dra Filipa Osório / João Sequeira Alves
Na Cuf, Dr Rui Miguel Viana
Nos Lusíadas, Dra Fátima Faustino

Sfcosta -
Offline
Desde 12 Maio 2023

Não percas a esperança. No meu caso apos anos a tentar com muita falhas de transferência embriões, no mês que disse ao meu marido vou desistir, consegui o meu positivo vai nascer em breve.
O meu problema era no endométrio fiz muita acunputura.
Força 😘😘

Outros tópicos relacionados

Prolactina Alta
Boa tarde, Fiz o exame da prolactina 3 determinações, no 4.º dia do ciclo, foram estes os resultados: PRL - PROLACTINA (ELFA): 512,3(A) ------------ng/mL ---------------------- 5,0 - 35,0 P.R.L.-PROLACTINA - 30'(ELFA): 412,0(A) ---- ng/mL...
FSH alto e estradiol baixo,
Olá menina, não sei se alguém já passou por algo parecido, vou tentar resumir para não ficar muito longo o texto, este mês de julho tive a minha terceira perda gestacional, a médica de família encaminhou nos para a maternidade Alfredo da costa e...
Endocrinologista - analises prolactina alta
Boa noite, alguém por aí que possa aconselhar um bom endocrinologista zona guimarães? A pensar engravidar e sou aconselhada pela médica de família um endocrinologista devido a umas análises de valor elevado de prolactina alta... bastante assustada e...
3 Betas HCG baixos após TEC
Olá, boa tarde. Preciso da vossa ajuda que estou em desespero... No dia 21/4 fiz TEC de um embrião D6. No dia 31/4 fiz o meu primeiro Beta e deu só 13.7. Passado 48 horas, dia 02/04 repeti e deu 27.8. São valores muito baixinhos e como tal a médica...
Dostinex e tentar engravidar
Olá alguém aqui a tentar engravidar e a tomar dostinex por ter a prolactina elevada? Resumo a minha história: estava a tentar engravidar mas sem sucesso. ao fazer umas análises passadas pela médica de família, descobri que tinha a prolactina elevada...
Ovários multifoliculares - a tentar engravidar à 1 ano
Olá a todas, Faz um ano que comecei a tentar engravidar. Em janeiro 2017 fui ao meu go,tudo ok...em junho fui ao meu go,td ok... receitou me 3 meses de dikirogen.Como ate junho tinha menstruaçoes castanhas,insisti se era normal dizia q sim mas mm...