Ola, tenho um bebé de 4 meses para o mês que vem vai começar a creche, só se alimenta de leite materno, a grande dúvida que tenho e incerteza é que eu nunca tirei leite para ele levar e agora que tento tirar com a bomba não me sai leite praticamente nenhum... Não sei como vou fazer e inquieta me o coração...
Mesmo começando a introdução alimentar o alimento principal vai ser leitinho...
Olá Marta,
Não inicie a IA só porque o bebé vai para a creche. Ainda é muito pequenino e é impossível o intestino já estar pronto.
.
Pense assim, ele vai continuar a ter leite e em último caso bebé LA no período em que está longe de si. Sei que não é a sua escolha principal ( e compreendo porque eu também não a fiz) mas ele fome não vai passar.
.
Para a extração de leite, o que aconselho é estar 100% relaxada e distraída. Ouça uma música que lhe faça feliz, um podcast que a deixe relaxada, uma seria que faça rir...
Não olhe para a quantidade de leite extraído! É super normal nos primeiros dias não sair mais que 10/15 ml. Se possível tenha bomba dupla ou duas bombas a extrair em simultâneo.
Por último se não tem, arranje um copo coletor de silicone, são baratos e acredite que quando o bebé mama, coloca na outra maminha e vai ficar surpreendida com o leite que sai naturalmente.
Ah e se ainda não toma, experimente promil ou cardo mariano e beba bastante água.
O meu bebé tem 10 meses e meio e eu desisti de extrair leite aos 9 meses. Até lá, só bebeu LM. Basta ter stock para uma semana. Depois diariamente vai extraindo e fica com quantidade para ir repondo. Se tudo correr bem, só faz 1/2 tomas de leite na sua ausência.
.
Boa sorte 🍀
Eu passei pelo mesmo: não consigo extrair leite, até porque tenho muitas dores, tanto com bomba manual como eléctrica. Sob orientação da pediatra, e a minha filha mostra interesse na nossa comida, tentámos a introdução alimentar e também não correu bem. Passou a beber LA na creche, e continua a mamar no resto do tempo. Vamos agora no fim-de-semana iniciar a sopa.
O importante mesmo é a minha filha não passar fome, e para isso eu não tenho de andar em stress e a morrer de dores a tirar leite. Tenho apenas o cuidado de tirar um bocadinho antes dela mamar, quando estive mais horas sem amamentar, porque ela é muito sôfrega e tem tendência a engasgar-se.