Ola meninas!!
Para quem está por dentro do desenvolvimento da Zah, venho actualizar...
Para que não...resumindo...
A Zah esta muito pouco desenvolvida na fala, tem um vastíssimo vocabulário , mas muita dificuldade em formar frases corretas...coisa que já deveria conseguir fazer com a idade dela (quase 5 anos)...
Há um ano que anda a ser acompanhada por psicólogos, e estamos á espera de uma consulda de pediatria de desenvolvimento no Hospital de Aveiro...
Ora bem, visto que ha uma pequena possibilidade de haver algum traço de autismo/sindrome de Asperger (devido á dificuldade que ela TINHA , ja nao tem, de interação social)...
Ora bem, hoje tive uma reunião de 3 HORAS com a educadora de intervenção precoce...que vai acompanhar a minha pimpolha...
Ela já esteve com a Zah...e a ver dela, não lhe parece que a Zah tenha qualquer traço autista...quanto muito, Síndrome de Asperger, que se for, será algo extremamente lígeiro...
Como ela me disse, quase que não aceitaram o caso da Zah, pois acharam que ela não tinha qualquer dificuldade (tirando a linguagem) para precisar de intervenção precoce, mas que por descargo de consciência aceitaram...o que é um bom sinal...acharem que não é um caso de extrema importancia...
Ora bem...seja ou não...estamos no bom caminho...agora é esperar pela consulta do Hospital para se fazerem todos os testes/exames para despiste...
vai sem duvida precisar de terapia da fala...pois na altura em que se desenvolve a linguagem, foi exatamente a altura em que em minha casa se falava 3 línguas diariamente (portugues/alemão/frances) que pode ter originado esta dificuldado, visto que ela adoptou uma linguagem muito própria que ninguem percebia...
Pronto...por agora é tudo, e vou usar este tópico para ir dando novidades...
asvezestenhomaufeitio.blogspot.com
Na volta a tua menina nem tem é nada...as crianças desenvolvem de forma diferente.Deixo um beijinho grande e tudo de bom.
Vou esperando notícias.
Obrigada querida!
Quer dizer...algo há...devido á dificuldade que tem na linguagem...pelo que parece, é que não é tao "grave" quanto parecia...visto que nos ultimos 10 meses (desde que esta no jardim de infância) desenvolveu a 300%...ou seja, o relatório de Abril, para o de Outubro, nem parece ser da mesma criança...
asvezestenhomaufeitio.blogspot.com
Pelo que a médica disse ela "não tem autismos quanto muito, Síndrome de Asperger, que se for, será algo extremamente ligeiro". O que é uma excelente noticia para vocês.
As crianças que convivem com mais de 2 línguas diariamente, tem por norma muitas dificuldades em começarem a falar. Mas a partir do memento que o cérebro consegue separar estas diferenças linguísticas, as vantagens são enormes pois passam a falar todas as línguas que estiveram em contacto (se continuarem a ter esses contacto). Nem tudo são desvantagens.
Eu tenho conhecimento de causa, pois tenho amigos estrangeiros que vivem em Portugal e os alguns dos filhos nascidos em Portugal também tiveram um "atraso" a nível da fala, especialmente os filhos em que os pais falam línguas diferentes. É muita mistura.
A terapia da fala vai lhe fazer bem.
Ola Carlota, sem duvidas!! Muito positivo!
De facto, entre os 12 meses e os 3 anos, eu era ama de dois meninos, irmãos, filhos de mã alemã e pai francês...eu falava com a Zah em Português, falava com os meninos em alemão, e eles entre eles falavam francês...foram dois anos, com aquela mistura, para não falar que a zah só se interessava por musicas em Inglês (nunca percebemos o porque daquela tendência)...no ano passado ela falava melhor inglês que português...pois só tinha interessa no babyfirst em Inglês...em Português não ligava...mesmo musicas ela só gosta em Inglês...Não sei porque!!!! Os gostos musicais dela, passam por Shakira, Alicia Keys, etc etc...
asvezestenhomaufeitio.blogspot.com
Olá linda, só para dar um beijinho e força, como a educadora já disse não será grave. Há-de tudo correr bem.
Beijinhos
Obrigada querida <3
Penso que sim...mas o melhor è saber que estamos no bom caminho...e que as "tecnicas" que usamos cá em casa estão a resultar...agora é continuar e esperar...mas é muito positivo...
beijinhos
asvezestenhomaufeitio.blogspot.com
Olá mamã!!!Fico muito feliz por vocês!!!
Vais ver que com a terapia da fala, nunca mais ninguém a cala!!!
![]()
Beijinhos!!!
Obrigada Cláudia...bem a verdade é que calar...ninguem a cala...lol
Agora falta é falar corretamente, sem se baralhar toda...mas a terapia da fala vai ajudar muito...
beijinhos
asvezestenhomaufeitio.blogspot.com
Na minha opinião, a terapia da fala vai ser sobretudo boa para si - porque a certeza de estar a fazer alguma coisa "profissional" a vai acalmar!
Quanto ao suposto "problema de desenvolvimento" da menina: estou convicta de que não existe!
A causa da "baralhação" foi mesmo o convívio com as 3 línguas, durante 2 anos dos apenas 5 que ela tem!
Se ela se relaciona bem, socialmente. Se fala muito e sem complexos - apesar da construção frásica ser pouco correcta... então relaxe!
Dêm tempo a que esse cérebrozinho linguiticamente super-estimulado processe e sedimente toda a informação a que teve acesso!
Estou mesmo muito convencida de que não se passa nada de problemático: é uma situação normal, dado o contexto!
Esta minha opinião é fruto do convívio que tive, enquanto professora num colégio internacional, durante 8 anos - e onde tive aluminhos biligues e trilingues (mãe de uma nacionalidade, pai de outra - ambos estrangeiros, a residir em Portugal...)
Os mesu meninos nessas circunstância chegavam todos à idade escolar - pelos 6 ou 7 anos! - muito "baralhados! Começavam uma frase numa língia e acabavam noutra. Usavam vocabulário de uma língua com as regras gramaticais de outra (tipo: frases com palavras em português, mas com o verbo no fim, à alemã!...)
Uma autêntica "sarrabulhada"! Mas normalmente bastava começarem a saber ler, para a situação se resover: o processo de ler do princípio ao fim textos coerentes numa língua de cada vez era o melhor estruturante da linguagem!
Eu atrevo-me até a sugerir-lhe que não insita demasiado com a menina no "suposto problema": poderá afectá-la, fazendo-a interiorizar que tem uma dificuldade, ou que é "diferente" dos amiguinhos - e então aí sim, terá um PROBLEMA!
Beijinhos e Felicidades - para si, e para a Zah!
Maria do Porto
Mamã sou Terapeuta da Fala e permita-me discordar de uma coisa. p fato de se falar 3 línguas em casa nada tem a ver com o atraso de linguagem que a menina revela. ao contrário do que as pessoas pensam é ótimo falar-se mais do que uma língua em casa e as crianças conseguem perfeitamente distingui-las e falá-las na perfeição. não se sinta culpada nem pense nisso, porque isso é mesmo um mito!
Quanto á Tfala claro que sou suspeita mas acho que deve iniciar o mais rápido possível.se quiser tirar alguma dúvida contate-me por MP;)
espero que não leva a mal o meu reparo mas assim ajuda a informar mais pessoas.
Abril 15: provera, dufine e pregnyl...
23/05: Positivo!!!!!!! Bendito Dufine e Pregnyl
28/05: gravidez bioquímica
De novo com dufine e pregnyl...
27/06: positivo agarra-te bem estrelinha
Vai continuar a correr tudo muito bem.
Sabes porquê?
Porque estás alerta.
Porque ela já está no j. infância.
Porque vai iniciar a Terapia da Fala e a Intervenção Precoce.
Porque todos os intervenientes no desenvolvimento da Zah vão trabalhar em equipa, promovendo a estimulação necessária e adequada à princesa, com vista no minimizar das dificuldades e no fomentar das potencialidades.
Porque nós estamos aqui a torcer por vós!
Beijinhos
Girassol
Vais ver a rapariga é timida e não desenvolve porque os pais percebem tudo e não puxam por ela!
Relax está tudo bem!!!!
https://www.facebook.com/pages/Gente-Crescida/182021205178031 Todas as novidades das minhas coisinhas lindas!!!!
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/19568 A lojinha deste cantinho
Olá querida!
Estão no bom caminho, vais ver que com a terapia daqui a nada a Zah vai estar mais tagarela que nunca!
Estás a acompanha-la e muito atenta e isso é meio caminho andado!
Acredito que daqui a nada a tua filhota não vai ter nenhuma limitação a nível da linguagem!
Beijoca e sossega esse teu coração!
que boas noticias!
Vais ver que a pikena é super normal, só tem é miminho e quem não gosta de ser mimalhas?
bjs
Gabriel Domingos - 14/11/2007 - o dia mais feliz da minha vida!
Meu campeão - És uma benção de Deus!
Já tenho loja vistem: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/63279
Boas noticias mesmo. Se a integração no infantário lhe fez tão bem, agora com a ajuda da terapia da fala vai ser um trabalho em conjunto e por certo rapidamente verás mais resultados.
Beijinhos
Visitem a minha lojinha
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/174908
Ao ler fez-me lembrar um artigo que li sobre crianças índigo e cristal. A Zah parece-me ser uma criança cristal.
Pode obter mais informações: http://www.casa-indigo.com/faq.asp
onde estão as características destas crianças.
Se realmente for esse o motivo, ela pode ser erradamente diagnosticada com autismo ou síndrome de asperger.
Se realmente for uma criança cristal, levará um pouco mais de tempo a desenvolver a comunicação oral, mas não se preocupe que aprenderá tal como as outras, ela é uma criança normal e muito especial.
"Endureci um pouco, desacreditei muito das coisas, sobretudo das pessoas e suas boas intenções."
Se não notas dificuldade com o vocabulário em sim, mas sim c a construção frásica pode mto bem ser por causa do ambiente multilingue q referes.
Tenho uma amiga portuguesa q tinha 2 filhos de um primeiro casamento e q entretanto casou c um dinamarquês do qual teve um filho tb. Ela n falava dinamarquês nem ele falava português pelo q em casa acabavam por se ouvir 3 linguas: ela a falar c os filhos mais velhos em português, c o marido em inglês e este c o filhote mais novo em dinamarquês.
Tb acabou por ocorrer algum atraso na fala do menino, mas em tudo se notava q era uma criança c um desenvolvimento normal. Começou por misturar as 3 linguas e acabava por dizer as palavras na q era mais fácil. Recordo-me de ir lá a casa e ele fazer frases c tipo 1 palavra portuguesa, 1 ou 2 inglesas e outras tantas em dinamarquês e depois ficava a olhar p mim c aquele ar ?esta é tola...n percebe o q eu digo'...lol Até q acabou por falar correctamente as 3 linguas.
No caso da Zah, e n conhecendo em pormenor, parece-me q poderá ser isso sim. O facto dela se isolar um pouco socialmente pode tb n ser sinónimo de autismo nem sequer de Asperger (tb conheço um caso e q melhorou mto c terapia), mas claro q só uma correcta avaliação e acompanhamento é q poderão determinar c mais certeza e ajudar-te a traçar um caminho no sentido de tb poderes ajudar a tua filha.
Acho bastante positivo o facto de 'darem o beneficio da duvida' e pelo menos terem concordado nesta avaliação inicial, pois na maior parte dos casos, sobretudo se for a nivel do apoio escolar, acabam por ter tantos alunos por cada psic q só conseguem ver/acompanhar os casos assinalados cm mais graves.
Por isso acho q nada cm dar-lhe tempo e ver cm as coisas vão correndo e q tipo feedback vais tendo da terapeuta, mas à partida se ela é dessa opinião penso q poderás respirar um pouco mais fundo
Lamento tb n poder ajudar, mas nessa zona n conheço ninguém da área q te possa recomendar.
LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!