Olá a todas.
Acompanho o fórum há algum tempo e hoje escrevo aqui na esperança de encontrar algum caso parecido com o meu e para podermos trocar opiniões...
Tenho 28 anos e após 1 ano de tentativas para engravidar, alguns meses com fortes dores e depois de alguns exames médicos, cheguei à confirmação de Endometriose e Adenomiose através de uma RM pélvica.
Depois de muita pesquisa, marquei a minha 1ª consulta com o Dr. António Setúbal, e após uma nova eco e análise AMH tive agora a minha consulta de seguimento com um diagnóstico final e proposta de tratamento assustadora e angustiante.
Segundo o Dr., o meu caso de Endometriose é bastante grave... Afetando útero, ovários, trompas e septo retovaginal.
Terei de seguir para cirurgia ("conservadora" dada a minha idade e o meu desejo de ser mãe), em que não se vai mexer no útero mas existe a forte possibilidade de terem de ser removidas ambas as trompas - acontecendo isto, fico sem a possibilidade de uma gravidez natural.
A minha AMH não é maravilhosa (2,03), e pós-cirurgia terá tendência para diminuir bastante.
Durante a consulta, questionei o Dr. acerca da preservação/congelação de óvulos, ao que ele me diz que no meu caso é arriscado porque esse procedimento poderia de alguma forma piorar o meu estado clínico (dada a minha grande inflamação e aderências nestes órgãos), e poderia também não ter sucesso pelas mesmas razões.
Fiquei de confirmar ao Dr. que queria então marcar a cirurgia, mas esta situação de ele não me recomendar preservar a minha fertilidade, que só irá diminuir no pós-operatório, juntamente com a forte possibilidade de ficar sem as trompas, deixa-me bastante ansiosa...
Confio totalmente no Dr., sendo ele um grande especialista na doença, mas sinto-me bastante perdida e desanimada...
Apesar de saber que é o que tenho de fazer, tenho receio de avançar já para a cirurgia e depois não haver nada a fazer - e no futuro, para além de não poder engravidar de forma natural, não o poder fazer com óvulos meus.
Já pensei em tentar seguir para consultas de infertilidade no SNS, mas dadas as grandes listas de espera não me parece que seja viável, mas não perdia nada em tentar em inscrever-me já...
Com isto tudo, tenho a grande dúvida se deveria pedir uma opinião especializada na área da infertilidade, sendo que não posso adiar muito a cirurgia, ou simplesmente confiar no Dr. Setúbal, dado o meu quadro muito complexo.
Alguma de vocês passou por algo semelhante?
Desculpem o texto longo e obrigada
Endometriose profunda & Adenomiose
Nov/22 - Criopreservação ovócita (MAC)
Olá Sara,
Não passei por nada semelhante, mas também não posso engravidar naturalmente - não por mim, mas pelo meu namorado, que tem uma doença genética grave e rara com 50% de probabilidade de ser transmitida aos filhos. Não engravidar naturalmente pode ser difícil de digerir, mas não é nada que não se consiga contornar, é uma questão de ver o lado positivo de passar por uma FIV. Quanto à não preservação de óvulos, realmente depois pode condicionar o facto de não usares óvulos teus, mas também não me parece um impedimento para teres filhos. Existe a epigenética, ou seja, os embriões serão gerados no teu corpo, pelo que terá alguma carga genética tua na mesma. Aliás, eu própria já me mentalizei para ter de passar por doação de óvulos/embriões, porque em setembro do ano passado a minha AMH já não era muito alta... tinha 1.1, e na altura tinha 25 anos - sendo que só farei tratamento em abril do próximo ano, nem sei o que me espera.
Quanto a inscreveres-te em consultas de infertilidade, deves fazê-lo o mais rápido possível! Não perdes nada, e ganhas tempo 😊
Sei que não fui ao encontro do que procuravas, mas quanto a infertilidade, FIV, doação... podes contar comigo para desabafar e partilhar perspetivas
HSJ | FIV + PGT-M | 1ª consulta: mai/21
Jan/23: Clinica AB, 12óvulos, 7mad, 4fec, 3biopsia, 1saudável // TEC(-) out/23
Jan/24: HSJ, 6ov, 6mad, 6fec, 1bio, 1sau // TEC(-) abr/24
Fev/24: 1º ciclo natural // grav. quimica | Mai/24: 3º ciclo natural (+)
Sara vou ser direta, é uma opinião pessoal e como todas as opiniões pessoais tem o valor que tem....
Eu procurava uma segunda opinião. A minha experiência com o Dr. Setubal não é a melhor. Ele pode ser xpto a nível mundial e blabla...não o ponho em causa, mas também adora usar o bisturi.
Nada como uma segunda opinião.
Eu tenho um filho que por ele não existia. Já partilhei por aqui há coisa de um ano como foi a minha consulta e como não gostei nada, e vou resumir para que tenhas uma ideia.
O Dr. fez-me o diagnóstico, e sou-lhe grata por isso, mas fez questão de dizer que mesmo com tratamento (FIV) dificilmente engravidaria (tinha 32 anos). Sai de lá de rastos. Não tinha noção sobre a doença e afins... A minha amh também era de 2 qualquer coisa.
Fiz questão de procurar 2ª, 3ª e 4ª opinião (cuf médica de fertilidade, ginemed e ivi) . Percebi que teria de partir para FIV.
Consegui engravidar à primeira após indução da menopausa durante 2 ou 3 meses e ainda fiquei com embriões congelados (a tua amh não é nada má, embora sejas nova ainda dá para muita coisa acredita).
Um ano depois de ter o meu filho fui à consulta para ver o que o dr aconselhava (não pretendia engravidar, apenas não piorar da doença/tomar alguma pílula por exemplo).
O colega dele que me fez a eco (Dr. Alberto Relvas - na clinica do Dr. António e em quem o dr supostamente confia) disse que não estava nada mal.
Pois ao entrar no consultório o dr. António começou a dizer que eu ou era operada ou não teria qualidade de vida e blabla e que já me tinha dito para tirar o utero (antes de ser mãe...aqui foi mesmo o clique para perceber que não queria lá voltar). Basicamente tenho um istmoncele na cicatriz da cesariana, que depois disso já foi visto por outros especialistas de endo e todos dizem não ser nada de especial.
Sério nada como uma segunda opinião. Pode no fim decidir até que preferiu o dr. setubal, mas nada como termos mais uma segurança.
Por ele eu nunca seria mãe, quando na realidade fui até com relativa 'facilidade' (1ª tentativa).
Boa sorte e calma...o dr exagera bastante e na consulta senti-me mesmo pressionada para escolher ser operada.
Diagnóstico de Infertilidade - +/- 2014
Diagnóstico de adenomiose e endometriose - 2019
FIV/ICSI - Junho 2019 sem transferência
TEC - Outubro 2019 - beta 564 🙏🤞🍀
@letgbm, obrigada por partilhares.
É bom vermos outras partilhas e perspetivas... para também percebermos que não estamos sozinhas.
Decidi que vou pedir 2ª opinião com outros médicos e simultaneamente inscrever-me em consultas de infertilidade porque quanto mais cedo melhor.
Mas é como dizes, mesmo que não consiga naturalmente é focar-me nas outras possibilidades e saber que pode na mesma ser possível.
Espero que o teu tratamento corra bem
Endometriose profunda & Adenomiose
Nov/22 - Criopreservação ovócita (MAC)
@AppleCinnamon, obrigada pela tua opinião e partilha.
Confesso que o meu pensamento estava um bocadinho virado para: como estou a ser seguida por um dos melhores especialistas nesta doença, devo seguir a 100% o que ele diz e não faria sentido pedir uma 2ª opinião com outro médico.
Mas tens razão e após alguma pesquisa decidi marcar consulta de ginecologia com a Dra. Filipa Osório e com o Dr. José Reis. Para a Dra. Filipa já pedi marcação e sei que pode demorar meses, mas para o Dr. José consegui vaga para daqui a duas semanas.
Tenho já também consulta de infertilidade marcada com a Dra. Daniela Sobral (só consegui para daqui a um mês) e vou inscrever-me para consultas no SNS.
Tal como tu eu fiz também uma eco com o Dr. Alberto Relvas mas infelizmente, pelo que ele também me disse, temo que o meu caso seja realmente grave e complexo...
Confesso que tenho medo de estar a adiar muito a cirurgia, principalmente porque passo mesmo muito mal com as dores, mas como pode ser uma decisão tão "definitiva" não consigo tomá-la assim de um momento para o outro e sem ter mesmo a certeza que a cirurgia terá de ser o primeiro passo.
Consegues-me dizer se em algum dos sítios onde tiveste consulta (cuf, ginemed e ivi) esta é faturada como consulta de ginecologia? (pergunto isto porque dessa forma conseguiria reembolso do seguro de saúde) - mas de qualquer forma, recomendas algum dos médicos?
Obrigada mais uma vez
Endometriose profunda & Adenomiose
Nov/22 - Criopreservação ovócita (MAC)
Olá ola!
Acho que o mei contributona vai ajudar!
Tenho endometriose desde 2015, com muita inflamação à mistura.
Em 2015 fiz 2 laparoscopias exploratórias com a Dra. Fátima Faustino que me confirmou endometriose. Fiz pílula seguida durante 3 anos.
Em 2019 parei e consegui engravidar naturalmente ( aqui já era seguida pelp dr. Jose reis)..infelizmente perdi este bebé mas nada teve a ver com a endo.
Em 2021 , sem pilula, a endometriose piorou r tive que fazer uma FiV.
Ao chegar à ginemed ( clinica de PMA) alertaram me para não operar a endometriose antes de tentar tirar fazer fiv para não perder a reserva e mesmo os ovários...
Tenho uma AMH de 0.80 e consegui 1 embrião que hoje está aqui ao meu colo.
O meu conselho é não mexer e tentar fazer FIV.
O Drm António Setúbal já deu muito más notícias a muitas mulheres...
Tbm chegue a fazer uma inseminação com a dra. Daniela Sobral mas não deu em nada
Ataque já com uma FiV é o meu conselho.
Não tenha a menstruação que piora ainda mais.
Bj
Gravidez natural- junho 2020
IMG- setembro 2020- Uma estrelinha no céu
ICSI ginemed- nov 2021 1 embrião D3 8a (+) 🙏 Beta 110
ISCI ginemed- maio 2023- TEF D5 AA (+) 🙏 Beta 160
Na cuf foi como sendo ginecologia. Ginemed a primeira consulta é gratuita (se a memória não me falha) e Ivi eu fiz me sócia da associação portuguesa de fertilidade e a consulta ficou. 65e na altura. Compensa.
Sabes eu penso que o mais importante para já era receitarem-te uma pílula continua para a coisa ir apaziguando até tomares a tua decisão. Eu não me dói muito bem, pois sou das mulheres que tenho spoting e afins (nem todas têm), mas é bom para tentar que a situação não piore. Quando fui chamada pelo público para ser encaminhada a médica disse porque raio ninguém me tinha receitado uma pílula para tomar no tempo até começar o tratamento.
Olha tens também os Lusíadas. Eu vou está semana à dra Fátima Faustino. Estava há imenso tempo a ver se aparecia uma vaga...deve ter sido uma desistência:)
Lá há também outra médica que dá consultas de endo. Olha vou-te mandar MG privada...
Diagnóstico de Infertilidade - +/- 2014
Diagnóstico de adenomiose e endometriose - 2019
FIV/ICSI - Junho 2019 sem transferência
TEC - Outubro 2019 - beta 564 🙏🤞🍀
@Anokas86, obrigada por partilhares!
Tenho já consultas marcadas agora para Novembro com o Dr. José Reis e com a Dra. Daniela Sobral.
Consoante o que a Dra. Daniela também me dizia logo via se marco numa clínica de PMA...
Foi através das minhas pesquisas que resolvi marcar com eles, mas o que achaste?
Endometriose profunda & Adenomiose
Nov/22 - Criopreservação ovócita (MAC)
@AppleCinnamon, respondi por msg privada
Endometriose profunda & Adenomiose
Nov/22 - Criopreservação ovócita (MAC)
Dr. José Reis é o meu obstetra. Para a endometriose prefiro a Dra..fatima faustino.
Dra. Daniela Sobral, no meu caso, relativizou a endometriose ao aconselhar me a fazer mais que uma inseminação e relações programadas sem ter a certeza como estavam a minhas trompas. De trato humano muito bom, mas tive que mudar pois perdi a confiança.
Gravidez natural- junho 2020
IMG- setembro 2020- Uma estrelinha no céu
ICSI ginemed- nov 2021 1 embrião D3 8a (+) 🙏 Beta 110
ISCI ginemed- maio 2023- TEF D5 AA (+) 🙏 Beta 160
Olá sara boa tarde, desculpa chatear-te com este assunto, mas a dois dias descobri que tenho endometriose grave após 3 Tec negativos com óvulos doados sem sucesso, tenho apenas um embrião, estou tão sem chão e sem rumo desesperada e muito cansada de tudo 😭, gostaria de saber se não for incómodo como ficou a sua situação? Por favor 🙏