Olá a todas. Neste momento estou completamente perdida. Não sei se o meu bebé está ou não a beber a quantidade de leite necessária. Ele na próxima sexta feira faz 1 mês e na maioria das vezes adormece na mama e até é ele que larga o bico, mas ou não chega a cair naquele sono profundo e berra que se mata e acabo por ter que lhe dar mais mama, ou então se dormir é coisa de 30min e quando acorda procura logo a mama.... O meu namorado já disse que o melhor era introduzir o leite adaptado. Mas eu não sei se deva falar primeiro com o médico de família e por outro lado pensar que o meu leite já não lhe dá sustento deixa me triste, porque eu gosto de dar mama....qual a vossa opinião...
É o comportamento normal de um bebé de 3 semanas, o importante é ver o peso e desenvolvimento. Fale primeiro com o médico de família, se estiver a aumentar bem e a desenvolver dentro dos parâmetros, está tudo bem. Amamentar tem a parte boa e a parte mais difícil, eles estão sempre a querer o conforto da mama e não dá para a mãe ser substituída.
O comportamento do bebé que descreveu não indica que tenha fome, agora se não estiver a aumentar de peso, convém ser avaliado. Aguarde pela consulta e foquem-se que um bebé não dorme horas e horas e que muitos passam o dia na mama e não é só por fome.
É o comportamento normal de um bebé de 3 semanas, o importante é ver o peso e desenvolvimento. Fale primeiro com o médico de família, se estiver a aumentar bem e a desenvolver dentro dos parâmetros, está tudo bem. Amamentar tem a parte boa e a parte mais difícil, eles estão sempre a querer o conforto da mama e não dá para a mãe ser substituída.
O comportamento do bebé que descreveu não indica que tenha fome, agora se não estiver a aumentar de peso, convém ser avaliado. Aguarde pela consulta e foquem-se que um bebé não dorme horas e horas e que muitos passam o dia na mama e não é só por fome.
Obrigada pela resposta e atenção, isto é o melhor do mundo mas às vezes é desgastante... Beijinhos
Olá Daniela Filipa.
Sou mãe de primeira viagem e a minha bebé fez 1 mês no sábado passado.
Respondo porque passei pela mesma situação que tu. A minha bebé mamava quase de hora em hora, adormecia na mama, deitava-a na alcofa, voltava a acordar e a desesperar por mama. Quando fomos ao pediatra (antes dela nascer, consulta pré-natal), o mesmo referiu que se eu queria dar mama, que seria em "livre demanda".
Mas uma "livre demanda" ser de hora em hora, torna-se muito cansativo a nivel fisico e psicologico para uma mãe de primeira viagem.. o sentimento de "o meu leite não é suficiente" "eu não estou a alimentar bem a bebé" surgiu constantemente. A bebé na primeira semana não tinha ganho peso quando fomos ao pediatra. Decidi comprar uma bomba de extração (manual da medela) e copo coletor (medela), para poder ter noção do que extraia e saber o que estava a dar à minha bebé.
Passado 4 dias, voltamos ao pediatra para ser pesada e tinha aumentado de peso.
Admito que antes da compra da bomba de extração e copo, ponderei muitas vezes ir à farmácia comprar leite artificial.. Mas o melhor é falares mesmo com o pediatra sobre isso, antes de introduzir qualquer formula.
.
Agora digo, sei que é dificil, mas não tenhas esse sentimento. És a melhor mãe para a tua bebé ! E acredito, que nós sendo mães de 1 mês, ainda nos estamos a adaptar e o leite a ser produzido de acordo com a procura do bebé.
.
Este é apenas o meu testemunho.
* De referir que o dar mama de hora em hora fez com que os meus mamilos ficassem em sangue, devido à ma pega.
Mais uma razão por ter procurado a bomba manual e o copo.
Olá!
No seu caso eu aconselhava tb uma consulta de amamentação, já resolveu a questão da má pega?
Eu tenho dois filhos, o primeiro não fazia uma boa pega, perdeu mt peso, foi internado com 4 dias lá bebeu leite adaptado, quando saímos fomos a uma consulta de amamentação e posso dizer que se não fosse a consulta talvez não tivesse amamentado.
A minha filha fazia bem a pega desde que nasceu, mas no início da mamada eu tinha dores horríveis, tb fiz feridas nos mamilos. Recorri novamente a uma consulta de amamentação, mais uma vez tivemos sucesso 🙏
Isto só para dizer que se é vosso desejo e vontade de amamentar, invistam numa consulta de amamentação. As consultas não são baratas, mas latas de leite sai mais caro. Contudo penso que tb existe a sos amamentação que presta apoio de forma mais acessível.
Olá Daniela Filipa.
Sou mãe de primeira viagem e a minha bebé fez 1 mês no sábado passado.
Respondo porque passei pela mesma situação que tu. A minha bebé mamava quase de hora em hora, adormecia na mama, deitava-a na alcofa, voltava a acordar e a desesperar por mama. Quando fomos ao pediatra (antes dela nascer, consulta pré-natal), o mesmo referiu que se eu queria dar mama, que seria em "livre demanda".
Mas uma "livre demanda" ser de hora em hora, torna-se muito cansativo a nivel fisico e psicologico para uma mãe de primeira viagem.. o sentimento de "o meu leite não é suficiente" "eu não estou a alimentar bem a bebé" surgiu constantemente. A bebé na primeira semana não tinha ganho peso quando fomos ao pediatra. Decidi comprar uma bomba de extração (manual da medela) e copo coletor (medela), para poder ter noção do que extraia e saber o que estava a dar à minha bebé.
Passado 4 dias, voltamos ao pediatra para ser pesada e tinha aumentado de peso.
Admito que antes da compra da bomba de extração e copo, ponderei muitas vezes ir à farmácia comprar leite artificial.. Mas o melhor é falares mesmo com o pediatra sobre isso, antes de introduzir qualquer formula.
.
Agora digo, sei que é dificil, mas não tenhas esse sentimento. És a melhor mãe para a tua bebé ! E acredito, que nós sendo mães de 1 mês, ainda nos estamos a adaptar e o leite a ser produzido de acordo com a procura do bebé.
.
Este é apenas o meu testemunho.
Obrigada pela partilha, é sempre bom ter distintas opiniões... Eu vou também tentar acalmar-me porque o stress também não ajuda. Eu dou quando ele quer, mas realmente de hora em hora e ver que não lhe chegava estava a dar cabe de mim. Após falar com o médico ele aconselhou a ter uma lata e dar duas vezes por dia. A verdade é que ele ficou saciado e fez com que eu conseguisse extrair só de uma maminha 120ml. Não sei se estava a precisar de "repouso" no peito para poder produzir aquilo que ele necessita... É que eu gosto de lhe dar peito e não quero mesmo deixar, mas também quero que o meu menino não esteja em sofrimento com fome! É um pau de dois bicos mesmo! Beijinhos e tudo a correr pelo melhor também 😘
Procure na NET por saltos de desenvolvimento ou picos de desenvolvimento. Vai ajudá lá muito. A mim foi o que me ajudou. Eles passam por fases de mamar de meia em meia hora. Se sentir necessidade arranje uma bomba e suplemente com o seu próprio leite. Força. Não é fácil.
Joana I. Martins escreveu:* De referir que o dar mama de hora em hora fez com que os meus mamilos ficassem em sangue, devido à ma pega.
Mais uma razão por ter procurado a bomba manual e o copo.Olá!
No seu caso eu aconselhava tb uma consulta de amamentação, já resolveu a questão da má pega?
Eu tenho dois filhos, o primeiro não fazia uma boa pega, perdeu mt peso, foi internado com 4 dias lá bebeu leite adaptado, quando saímos fomos a uma consulta de amamentação e posso dizer que se não fosse a consulta talvez não tivesse amamentado.
A minha filha fazia bem a pega desde que nasceu, mas no início da mamada eu tinha dores horríveis, tb fiz feridas nos mamilos. Recorri novamente a uma consulta de amamentação, mais uma vez tivemos sucesso 🙏
Isto só para dizer que se é vosso desejo e vontade de amamentar, invistam numa consulta de amamentação. As consultas não são baratas, mas latas de leite sai mais caro. Contudo penso que tb existe a sos amamentação que presta apoio de forma mais acessível.
Olá! Sim, eu depois tive uma consulta de amamentação! Aliás recomendo vivamente ter uma consulta de amamentação porque ajudou bastante. Porém, continuo a usar a bomba para criar um stock de leite.