Grávidas na Suiça 2014 | Page 2 | De Mãe para Mãe

Grávidas na Suiça 2014

Responda
212 mensagens
babita_78 -
Desde 17 Fev 2014

Olá
Pois na primeira resposta eesqueci-me DPP 18 Setembro.
A escolha dos nomes tem sido dificil pq quero um nome português que seja facil de dizer em francês, e para dificultar as coisas o meu marido está a ser bastante esquisito, lol.
Já reduzimos a lista para Rafael ou Daniel, vamos lá ver.

Apesar de morar em Neuchatel trabalho em Lausanne, por isso sei que a licença é de 16 semanas com salário a 80%. Em relação a prémios não sei de nada (parece que tenho de me informar, a nivel de empresa sei que recebemos 500CHF, mas não sei se é da empresa ou do cantão...

Sobre babita_78

17.09.2014 - O nosso mundo ficou completo

ceciliaoliveira -
Desde 26 Nov 2013

Olá mamas. Eu a quase 4 anos da minha filha recebi 1500fr de prêmio e de abono 200fr. Este ano aumentaram de 200fr para 230 os abonos. Nos outros canton não sei como se passa, podem sempre ligar para AVS para tirarem as dúvidas. Eu tenho direito a 16 semanas para estas com o meu Baby, nao sei se dépende do Trabalho ou do canton.

ceciliaoliveira -
Desde 26 Nov 2013

Olá mamas. Eu a quase 4 anos da minha filha recebi 1500fr de prêmio e de abono 200fr. Este ano aumentaram de 200fr para 230 os abonos. Nos outros canton não sei como se passa, podem sempre ligar para AVS para tirarem as dúvidas. Eu tenho direito a 16 semanas para estas com o meu Baby, nao sei se dépende do Trabalho ou do canton.

Babywish -
Desde 25 Out 2013

bom dia meninas

como estao?

bem essa do premio nem sabia... Ups!
vou me informar quanto é no cantao de zurich

mas q dava jeito receber algo ai isso dava...

@Soniapinto: querida podes mudar o nome no teu topico? Tens Badwish.... lololol

bjokas a todas e tenham um bom dia

Sobre Babywish

04.11.13 POSITIVO!!! - Clearblue 1-2
8.11.13 - A minha estrelinha a brilhar no ceu Chorão Coração despedaçado
18.11.13 - de volta aos treinos
4.1.14 - POSITIVO!!! Agarra-te bem desta vez estrelinha!!

ceciliaoliveira -
Desde 26 Nov 2013

Bom dia mamas. O meu Baby esta prévisto para o 10 de maio... Ontem fui a medica e dia 28 ja sei o dia certo da cesariana!!! Está quase ... Estou super ansiosa, só queria que este mês passa se a correr;))

NMFC -
Desde 27 Jan 2014

É a tua filha? É muito linda!! Sorriso
Porque vais ter que fazer cesariana? Imagino a ansiedade… está quase! O meu parto está previsto para 5 de Junho.

ceciliaoliveira -
Desde 26 Nov 2013

ola mama.
sim e a minha princesa;)
eu vou fazer cesariana por varios motivos...eu da minha filha tentei o parto normal, mas nao dilatei e a menina comecou em sofrimento,os outros motivos e os diabètes,o tamanho do bebe,e o meu tipuh de sangue O negativo.
A medica disse logo que o melhor e a cesariana, e mais seguro.
agora e esperar que chegue o grande dia!
Estes dias tambem tenho aproveitado para passear muito com a minha princesa...estou com um pouco de receio de como ela vai receber o mano!
e tu mama como teem corrido a gravidez??

Babywish -
Desde 25 Out 2013

Ola meninas

algumas de voces falaram q se recebe um premio da parte da comuna/cantao (suponho eu) pelo nascimento de um bebe.

Mas como se chama ao certo esse premio?

é q ando a pesquisar se em Zurich tb dao (eu acho q nao, nunca ouvi falar) mas nao encontro nada.
e se tivesse o nome certo do premio pesquisava melhor.

desde ja agradeco!

bjokas a todas

Sobre Babywish

NMFC -
Desde 27 Jan 2014

ceciliaoliveira o inicio da minha gravidez foi meio complicado porque tive um descolamento. Mas graças a Deus tudo passou e até agora tem corrido tudo bem. Vai correr tudo bem com o teu parto Sorriso

Babywish não sei como se chama, logo pergunto ao meu marido. Mas de qualquer forma eu estou na parte francesa, logo o termo será em francês. Pergunta à sage-femme, ou ao médico, pode ser que eles saibam. Aqui onde moro as burocracias do bebé são tratadas ainda na maternidade e é daí que segue a informação para a comune nos pagar os tais 1300 francos. Para o abono temos que dar os papeis da maternidade no emprego. Além disso acho que temos outros presentes, como sacos do lixo oficiais… não sei se na tua cidade são obrigatórios mas aqui são bem caros!

Babywish -
Desde 25 Out 2013

NMFC escreveu:
ceciliaoliveira o inicio da minha gravidez foi meio complicado porque tive um descolamento. Mas graças a Deus tudo passou e até agora tem corrido tudo bem. Vai correr tudo bem com o teu parto Sorriso

Babywish não sei como se chama, logo pergunto ao meu marido. Mas de qualquer forma eu estou na parte francesa, logo o termo será em francês. Pergunta à sage-femme, ou ao médico, pode ser que eles saibam. Aqui onde moro as burocracias do bebé são tratadas ainda na maternidade e é daí que segue a informação para a comune nos pagar os tais 1300 francos. Para o abono temos que dar os papeis da maternidade no emprego. Além disso acho que temos outros presentes, como sacos do lixo oficiais… não sei se na tua cidade são obrigatórios mas aqui são bem caros!

mesmo com o termo em frances eu aki encontro...
so vou ao medico dia 29.04. se me lembrar pergunto
aki tb é assim... as coisas sao tratadas na maternidade... sao eles q dao a informacao a comuna agora q pagavam alguma coisa nao sabia... nunca tinha ouvida falar. mas tambem é possivel q aki seja diferente. sim para o abono é no trabalho
disso dos sacos do lixo tb nao sabia... aki tb sao obrigatorios e tb sao mt caros
10 sacos de 35L aki custam pra cima de 20 francos!

tenho de me informar disso tudo... é q dava imenso jeito

mas esse premio recebe toda a gente ou nao?
ou um casal onde trabalham os dois a 100% nao recebe?

bjokas e bgda pela resposta

Sobre Babywish

Soniapinto -
Desde 20 Maio 2010

Boa tarde!
Hoje estou muito feliz, fui ver o meu bébé Sorriso a médica arriscou que é uma menina (era o que queria) mas como ainda é muito cedo disse que na próxima consulta já vai dar para ter a certeza Sorriso
Babywish desculpa a distracção Triste
Quanto aos sacos de lixo, sei que na minha comuna dão seis rolos porque há tempos fui renovar o meu permi e a senhora disse-me. Quanto ao dinheiro não sei mas penso que será em toda a Suiça ainda que com valores diferentes e ~´e um prémio de nascimento pelo que não tem a ver com o trabalho, ordenado ou o que quer que seja dos pais.
Beijinhos

NMFC -
Desde 27 Jan 2014

Chama-se Allocation familiale de naissance. Aqui recebe toda a gente, independentemente se os dois trabalham, é o valor estabelecido para todos quando nasce um bebé.
Os sacos aqui também são esse preço Que raivaaa!!!

NMFC -
Desde 27 Jan 2014

Também me aconteceu isso! A médica suspeitava que era uma menina e depois confirmei na morfológica Sonhador
O meu nome é Nádia e a data prevista de parto 5-6-2014 (para incluíres na lista) Sorriso

Soniapinto -
Desde 20 Maio 2010

Mais tarde já faço todas as actualizações! Só queria dizer que hoje perguntei à minha médoca em relação à roupa do bébé para a maternidade e ela disse que é uma escolha minha, se eu quiser posso vestir a minha ou a do hospital Sorriso fiquei contente, quero guardar a primeira roupa do meu bébé Sorriso e como tenho uma gata também quero que o meu marido a traga para casa para ela se ir habituando ao cheiro !

Soniapinto -
Desde 20 Maio 2010

NMFC espero que a mim aconteça o mesmo Sorriso mas a morfológica só vou fazer dia 6 de Maio! Beijinhos

ceciliaoliveira -
Desde 26 Nov 2013

entao mamas na suissa, estao muito caladas!!! toca a falar na experiencia da gravidez;)))

NMFC -
Desde 27 Jan 2014

Bem, esta noite não passei nada bem… tenho uma dor nas costelas, logo por baixo do seio direito. Alguém já teve isso? Tenho consulta dia 15 e vou perguntar à médica.
Cecilia então essa ansiedade do parto?? Tens passado bem?

Baby 2014 -
Desde 24 Out 2013

Ola a todas podem me exclarecer uma duvida? E em relacao ao tal premio que falam eu moro em Le Mont sur Lausanne eu sou maman de jour mas nao declarada, meu marido trabalha sera que vou ter direito receber esse tal premio que falam? Pois a minha duvida e essa como eu nao sou declarada e so os descontos do marido sera que terei direito ao premio?
bjs a todas

ceciliaoliveira -
Desde 26 Nov 2013

bom dia mama!!
eu tive essas dores tambem nas costelas...era o bebe que devia tocar...era um horror!!! mas se nao te sentes melhor e melhor entrares em contacto com a medica para ver se te da alguma coisa para acalmar a dor!!!
em relacao a ansiedade...ja tou com muitaaaa loool ansiosa de ver se ele e perfeitinho se teem tudo no sitio;)) mas tenho me destraido muito com a minha filhota,passeado muito..aproveitar estas ultimas semanas com a minha princesinha!!! ando com um pouco de receio pq nao sei como a minha titinha vai receber o mano!!!ela demostra que gosta muito do mano, esta sempre a dar beijinhos na barriga....mas depois quando vir o mano ca fora nao sei como vai ser a reaccao dela;(( estou preocupada c essa siuacao:(( mas se deus quizer vai tudo correr bem!!

ceciliaoliveira -
Desde 26 Nov 2013

ola mama!!! sim mama tens direito ao premio...assim que o teu baby nascer das o acto de nascenca ao patrao do teu marido e o patrao faz o necessario para o premio e para os abonos!! em relacao aos abonos a partir do 3 filho ja recebes 370fr...uma boa ajuda!!!eu deste bebe ja vo recber 370...eu da minha menina e da menina do meu marido recebemos 230 fr por cada uma...e sempre uma boa ajuda;)) espero ter ajudado.

Babywish -
Desde 25 Out 2013

bom dia meninas

como estao todas?

quanto ao premio de nascensa.... bem me parecia q nunca tinha ouvido falar em nada do genero... e isso é pq nem todos os cantoes recebem. alias sao mais os que nao recebem que os que recebem.
vejam a foto em anexo.
aki tem o link para lerem se quiserem
http://www.vaudfamille.ch/N6446/montant-des-allocations-familiales-par-c...

bem tb nao tava a espra de nada... aki nao dao nada a ninguem...
mas pronto...

hoje tou com mt pouco tempo....

beijocas e um bom dia

Sobre Babywish

NMFC -
Desde 27 Jan 2014

Que chato!! Dá muito jeito o prémio..

Cecilia, não te preocupes que vai correr tudo bem. Se ela já gosta do mano é meio caminho andado. O meu afilhado teve este mês um mano e recebeu-o muito bem. Anda um bocado nervoso e excitado mas é natural da adaptação. Ė preciso paciência e tentar dar atenção ao mais velho também.

Soniapinto -
Desde 20 Maio 2010

Tiveram um bom fim de semana? Às meninas que já fizeram a preparação de parto con quantas semanas marcaram? E quando fizeram? Este fim de semana vai ser a expo bebe na palexpo em Geneve, só para o caso de alguma mama quiser ir, deve ser girissimo Sorriso Beijinhos

NMFC -
Desde 27 Jan 2014

Eu inscrevi-me para as aulas às 25 semanas porque a minha médica disse que era a melhor altura. Fui chamada às 30 semanas e vou fazer a minha terceira aula para a semana. São 6 no total.

Alguma de vocês vai fazer a recolha das células estaminais?

Soniapinto -
Desde 20 Maio 2010

Sinceramente ainda nao tinha pensado nisso! Já te informaste como funciona aqui? Custos?

NMFC -
Desde 27 Jan 2014

Pelo que me informei só existem bancos privados. Temos que comprar o kit da recolha e levar para a maternidade. São 1000 francos ou pouco mais (não me recordo agora) e guardam por 20 anos.

babita_78 -
Desde 17 Fev 2014

A semana passada tive doente, sinusite, não mata mas mói como se costuma dizer, especialmente pq não pude tomar nenhum dos medicamentos que sei que me ajudam. Mas enfim, já estou melhor.

Mas nem td foi mau, na 6 feira tive uma sensação esquisita na barriga, parecia que alguém me estava a fazer cócegas, durante o fim de semana voltei a sentir o mesmo, hoje como tive consulta perguntei inocentemente a médica se podia ser o bebê a mexer ao que ela respondeu que sim. Fiquei toda contente, já voltei a sentir mas agora ao saber o que é não consigo parar de sorrir.

Entretanto já tenho morfológica marcada para o mês que vem e o contacto para alguns cursos.
O que aconselham, aulas em grupo ou preparação em privado com sage femme?
Como não falo grande coisa de francês estava a pensar em aulas privadas com uma que fala inglês, a médica sugeriu isso e depois algumas aulas de grupo para conhecer outras mães, mas ainda não sei...

Estou a pensar ir ao salão de bebê em geneve, só para ver o que se passa por la, e se tiver sorte comprar algumas coisitas

Sobre babita_78

17.09.2014 - O nosso mundo ficou completo

andreia_a -
Desde 31 Maio 2010

Olá meninas!
Desculpem estar a meter-me no vosso tópico, mas espero muito em breve fazer parte dele!
Sou treinante desde o mês passado.
E vivo em Genève há cerca de um ano. Sou enfermeira, por isso se às vezes tiverem alguma dúvida em relação a termos mais técnicos é só perguntarem. Faço o possível para ajudar Sorriso

-joaninha- -
Desde 23 Set 2007

Venho-me juntar à lista Sorriso apesar de ser recente ainda. O clearblue deu positivo, vou amanhã ao médico! Tenho a dizer que foi um "imprevisto" mas estou/ estamos muito felizes e ansiosos. Pelas minhas contas estou de 5 semanas. Assim que tiver certezas venho contar-vos!

Vivo em Chateau-d'Oex, cantão de Vaud.

Beijinhos a todas

Positivo: 07/04/2014
Ansiosa por conhecer o meu bebé ❤️

-joaninha- -
Desde 23 Set 2007

Olá Andreia! Boa sorte nesses treinos Sorriso e também é sempre bom saber que temos aqui uma enfermeira disposta a ajudar!

Beijinho

Positivo: 07/04/2014
Ansiosa por conhecer o meu bebé ❤️