Olá minhas queridas!![]()
Tudo a correr bem?
O mês de Abril quase a fechar... Já temos os bebés daqui das "mamãs" todos cá fora?A minha bebé continua a evoluir muito bem, felizmente! Na última semana (entre 17-04-2013 e 24-04-2013) aumentou 310g apenas com leite materno, para minha grande alegria.
Finalmente, ultrapassou a barreira do 3kg e já tinha 3,120kg. Agora só vamos ao peso no dia 9 de Maio, que calha logo no dia de aniversário do papá.
Uma das mamãs tinha perguntado em relação a extrair leite e deixar para alguém dar... Felizmente, comprámos a bomba logo na semana em que a menina nasceu. Isto porque sucedeu uma peripécia que ainda não vos contei. Exactamente uma semana após a minha princesa nascer, vou lavar-me e notei algo estranho a sair do "canal". Dei maminha à menina enquanto esperávamos pelos meus pais e fomos para o hospital. Claro que com os nervos a menina não ficou bem alimentada e, felizmente, eu tinha tirado leite no dia antes e deixado no frigorífico e os meus pais puderam dar-lhe. Tenho a bomba da Medela, a Medela Swing, e tenho os biberões Calma, também da Medela. Estou muito contente com a aquisição!
Também comprei os sacos para congelação e já comecei a armazenar no congelador.
Continuando com a história da peripécia... Chegámos ao hospital, subimos para as urgências obtétricas, a triagem foi logo feita pela médica que estava de serviço e quando me vou despir para ela me observar, reparo que tinha saído algo e já estava no penso... Chamei a médica e, conclusão, era um enorme pedaço de tecido placentário que tinha ficado... Levei uma injecção logo lá e andei uma semana a tomar antibiótico. Felizmente, correu tudo bem, mas foi um grande susto. E dou graças a Deus por estar a amamentar, pois a ocitocina extra que produzo ajudou aquilo a sair, em vez de ficar e me provocar alguma infecção grave...
Quero salvaguardar uma coisa muito importante: Em altura nenhuma pensei que fosse negligência da enfermeira-parteira, porque se houve pessoa preocupada em verificar se tudo estava bem, foi ela. Até tempo de mais para o meu gosto, na altura! E a minha placenta saiu sozinha 3 minutos depois da minha filha e inteira. O meu médico diz que pode ter sido uma estrutura auxiliar que se formou e que só saiu depois. Outra teoria é que podiam ser 2 placentas e 2 sacos, mas que apenas um embrião se desenvolveu...E pronto! Espero não assustar ninguém, mas acho importante saberem que estas coisas acontecem.
Muitos beijinhos
Olá LiaSM,
fui eu que perguntei! Obrigada pela resposta! Tb comprei a medela swing pois fiz uma mastite e tinha mesmo que tirar o leite... e com a manual que me tinham emprestado não conseguia! Gosto muito da bomba mas ainda só usei mesmo para aliviar as mamas.Ainda não guardei nenhum leite nem experimentei dar com o biberão! Tenho que ler melhor como funciona.
Se eu tirar agora e guardar no biberao, no frigo, posso dar-lhe depois durante 24h, certo? aquece-se em banho maria? aqueces todo o que tiraste e deixas mamar a quantidade que ela quiser?
Tenho muito leite mas ela não aumentou o peso por isso para a semana a medica disse que se ela não tiver aumentado novamente passa para leite artificial! Eu não quero isso!
Não sei se ela está na mama e não mama ou que se passa para não ter aumentado por isso ja pensei tirar com a bomba e dar com biberão pelo menos uma vez para confirmar se ela mama mesmo.