Olá meninas
Continuo um pouco desaparecida pois tenho usado o meu tempo livre para descansar e principalmente 'descomprimir' da ansiedade vivida até à defesa. Fiz doutoramento em bioquimica. Sim, foi uma fase longa e complicada, quando me meti nisto nem tinha noção e já tinha feito mestrado. Mas, como tudo na nossa vida, quando queremos mesmo nós conseguimos, pois as forças lá aparecem.
Obrigada pelas vossas felicitações, sabem mesmo bem
Informação para a SANDRA que vai fazer a nossa listinha (obrigada por aceitares a minha sugestão ): Sou a Sofia, 33 aninhos, a viver em Aveiro, vou a consulta no dia 27 de Abril e serei uma treinante de Junho.
Ana, gosto mais de te ver assim animada Vais ver que a consulta desta 5ª te vai trazer boas novidades. E depois tens de pensar que quanto mais relaxada e animada estiveres, mais depressa brilhará uma estrelinha. Quando iniciei os meus treinos para o Gabriel, a ansiedade tomou conta de mim, claro que considerei natural como treinante de 1ª viagem, mas o que é certo é que só quando relaxei ao fim de 5 meses é que engravidei. Desta última vez em que depois abortei, nem planeado foi, o que só vem confirmar o que escrevi.
Quanto ao periodo fertil, a madrinha da Ana explicou muito bem. A menstruação vem por norma após 14 dias da ovulação, sendo esta parte do ciclo de duração mais fixa. A parte do ciclo que varia em duração é a primeira parte que vai desde o 1º dia de menstruação até ao dia da ovulação. Daí contarem o tempo de gestação a partir do 1º dia do último ciclo.
Por isso, subtrai-se 14 dias aos dias do ciclo e se dá uma janela de 3 dias devido à sobrevivência dos espermatozóides dentro da mulher que pode ir até 72h, enquanto que o óvulo apenas 'vive' 12 a 24h.
Então num ciclo de 26 como o da Ana, a ovulação dar-se-á ao 13º dia e a janela fértil ocorre entre o 10º e o 16º dia do ciclo. Deve-se treinar dia sim dia não nestes dias.
Para ti, Catarina, que és irregular, deves fazer uma média entre o teu ciclo mais curto e o mais longo e fazer este cálculo da janela fértil dando 4 dias de intervalo para ter a certeza. O que acontece com ciclos mais longos é que a ovulação dá-se mais tarde do que o 14º dia. Podes sempre treinar em dias alternados a partir do 10º dia do ciclo e só parar lá para o 25º dia. Acertarás de certeza
Quanto aos testes de ovulação, eu não sou apologista. São caros, os de urina gastas num instante pois tens de repetir dia após dia até acertares no dia anterior ao da ovulação, e por isso trazem mais ansiedade ao processo. Deixa de ser natural, o homem considera-se um objecto, nós também não gostaríamos se a situação fosse inversa: 'Temos de ter relações hoje porque apareceu um 'smile' no teste de ovulação. Bora lá!'
Ou seja, quando digo que serei uma treinante de Junho, quer dizer que em Junho deixarei na gaveta os preservativos. Continuarei claro, a apontar o dia da menstruação para ver a duração dos meus ciclos, que se mantêm em 27-28 dias tal como anteriormente ao aborto.
Votos de treinos MUITO produtivos a todas!